domingo, 16 de dezembro de 2012

Só restarão 5 empresas no mundo. Será?


Queria escrever um livro sobre a culpa de políticos (lideres) e pessoas poderosas (bilionários) sobre a tragédia que eles causam para 80% das pessoas do mundo.

Mas ai vejo que essa luta por poder é cíclica e que as pessoas são facilmente corrompíveis.
Ninguém mais se preocupa em deixar um legado. É apenas viver intensamente e pronto.
O grande problema é que um individuo raramente chega aos 80 anos.

A industria farmacêutica prega que com os avanços chegaremos aos 120 anos, mas só quem consegue isso são as raras exceções e ainda assim, são pessoas que não tomam remédios ou comem lixo industrializado.
Você irá morrer até os 80 anos. Seus filhos crescerão em creches e comerão muitos Big Macs. Serão gordos, sem saúde e trabalharão para deixar alguns poucos ricos.

Mas seu sonho é ser um desses poucos ricos.
Irá passear de helicóptero, terá mil prazeres hedônicos e gastará boa parte do seu tempo administrando sua fortuna e tentando se livrar dos competidores e inimigos.
E se você sonha em uma continuidade, seus filhos que cresceram em creches ou em escolas ricas na Suíça, irão dilapidar sua fortuna rapidamente após sua morte.

E se você está livre dessas pressões, deve estar procurando o sentido da vida, ou descobriu que ela não tem sentido e tá domando seus medicamentos para depressão (Olha a industria ai novamente).
Tanto conhecimento, tanto poder, tanta inovação e tecnologia... Tudo isso para você correr mais, ganhar mais, ter mais... E morrer no final.

Produzir algo em grupo, consumir racionalmente e amar de verdade, poderia ser uma saída. Mas amanhã, os 80% que você faz parte, irão deixar seus filhos na creche.
E se você está na camada dos 20% VIPs, irá acordar, e pensar em novas formas de derrotar seus concorrentes, subir o valor das ações e sonhar com o dia que irá sair desse ciclo.
Existe uma tese que no mundo só restarão 5 empresas.
Até outro dia eu acreditava nisso, ai percebi que esse biossistema é auto-destrutível, como um câncer, onde células duelam matando umas as outras, sem perceber que independente de quem ganhe a guerra, todos já são perdedores.


Essa verborragia ai veio na cabeça depois de ver Green Zone.
http://mubi.com/films/green-zone

E sobre a minha mudança de opinião sobre as 5 empresas que (não) sobrarão:
http://www.huffingtonpost.com/2012/06/21/five-major-companies-in-d_n_1615222.html

A imagem acima representa bem a espirito daqueles que sonham com o domínio e poder:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouroboros

Nenhum comentário: